NUPEI | Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura

Premiações

Prêmio ANPAD 2013

20 de September de 2013


Pesquisadores do NUPEI tem dois artigos indicados para o Prêmio ANPAD de melhor trabalho de finanças de 2013. Os trabalhos são “Avaliação de Flexibilidade Gerencial na Pecuária de Corte com a Teoria de Opções Reais” de Alexandre Paula Ramos, Carlos Bastian-Pinto, Luiz Ozorio e Luiz Brandao, e “Modeling a Biomass Energy Cogeneration Project with Switch Options”, de Denis Oliveira, Luiz Brandao, Rafael Igrejas e Leonardo Lima.

Prêmio CAPES de Tese 2010

11 de January de 2013


capesModelagem de Processos de Reversão à Média em Tempo Discreto: Uma Aplicação de Opções Reais na Industria de Etanol no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) de Carlos Bastian Pinto – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Eduardo Teixeira Brandão.

Prêmio ANPAD de melhor trabalho em Finanças de 2007

18 de December de 2012


EnANPAD 2007Valor da Opção de Abandono em Lançamentos Imobiliários Residenciais (2008). Graziela Fortunato, Luiz Eduardo Teixeira Brandão, Sergio Rozenbaum, & Alexandre Peixoto Rebello. RAC-Eletrônica, 2(3), p. 531-545.

Uma das características do mercado imobiliário brasileiro é o financiamento do construtor por parte do comprador, através do pagamento antecipado para produzir um bem de entrega futura. Dada a volatilidade de preços deste mercado, pode ser vantajoso para o comprador rescindir o contrato de compra antes da entrega das chaves, receber de volta os valores pagos e adquirir outro imóvel similar a um preço menor. Na última década vem-se firmando jurisprudência de que o comprador tem o direito a receber quase a totalidade dos valores antecipados. Neste trabalho utilizou-se a metodologia de opções reais para calcular o valor da opção de abandono do investimento em imóvel residencial, considerando diversos níveis de devolução dos valores já pagos, consoante a jurisprudência recente sobre o tema. Os resultados obtidos mostram que o valor da opção de abandono é significativo, podendo chegar a 15% do valor do imóvel, configurando um benefício incremental para o comprador e um custo para o incorporador.