NUPEI | Núcleo de Pesquisa em Energia e Infraestrutura

Foco

O NUPEI desenvolve projetos de pesquisas na área de finanças da energia, infraestrutura e análise de risco para o setor privado e governamental que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade e das empresas. Estes projetos são submetidos à avaliação externa de pesquisadores de todo o país e são apoiados pelos principais órgãos brasileiros de fomento à pesquisa.




Órgãos de Fomento

Desenvolvimento de Metodologia para a Avaliação de Projetos Flexíveis de Infraestrutura (PPP) em Condições de Incerteza (2015 a 2018)

Integrante: Luiz Eduardo Teixeira Brandão – Coordenador.

Descrição: O objetivo principal deste projeto de pesquisa é o de desenvolver metodologias e aplicações de opções reais nas áreas de investimento em infraestrutura que permitam tanto o poder publico quanto o setor privado contar com um ferramental e técnicas adequadas para realizar o correto apreçamento destes projetos e aprimorar a qualidade das decisões de investimento.

Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ 1D /CNPq

Teoria do Prospecto e Variáveis Demográficas no Contexto da Tomada de Decisões sob Incerteza (2014 a 2017)

Integrante: Marcelo Cabus Klotzle – Coordenador.

Descrição: O objetivo principal deste projeto é o de analisar a tomada de decisões sob incerteza no Brasil sob a ótica das Finanças Comportamentais. Para alcançar tal objetivo serão estimadas, para os tomadores de decisão no Brasil, diversas especificações paramétricas da função valor e da função peso no contexto da Teoria do Prospecto. De posse destes parâmetros será possível analisar empiricamente se o comportamento dos agentes frente ao risco se aproxima mais da Teoria da Utilidade Esperada ou da Teoria do Prospecto. Após estimar os parâmetros das funções valor e peso, o segundo passo será estimar um modelo econométrico tendo os parâmetros de risco como variável dependente e as variáveis sócio demográficas como variáveis independentes. Com base nisso poderão ser aprimorados, para a realidade brasileira, modelos de tomada de decisão sob incerteza já consolidados em países desenvolvidos, onde o nível de incerteza econômico-financeira é diferente da nossa.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ2 /CNPq

Tomada de Decisões sob Incerteza: Uma Abordagem com Base na Teoria do Prospecto (2013-2015)

Integrantes: Marcelo Cabus Klotzle – Coordenador.

Descrição: Este projeto procura contribuir para o estudo de finanças comportamentais no Brasil, ao tentar modelar a tomada de decisão dos indivíduos com base nos parâmetros estimados da Teoria do Prospecto. Estudos recentes em finanças comportamentais mostraram evidências que a Teoria do Prospecto (Kahneman e Tversky, 1979) e a Teoria do Prospecto Cumulativa (Tversky e Kahneman, 1992) fornecem uma melhor descrição das escolhas do investidor do que o modelo de média/variância de Markowitz. A Teoria do Prospecto já foi utilizada, entre outros, para explicar a baixa participação no mercado acionário (Barberis, Huang et al., 2006), alta intensidade das negociações no mercado de capitais (Gomes, 2005), preferências dos investidores por retornos com distribuições assimétricas positivas (Barberis e Huang, 2008) e alto prêmio de risco e volatilidade do mercado acionário (Barberis, Huang et al., 2001).

Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Projeto FAPERJ APQ1 – Auxílio à pesquisa básica

Modelagem Econômico-Financeira de Parceria Público Privada de Banda Larga para o Governo do Estado do Rio de Janeiro (2013 – 2015)

Integrantes: Luiz Eduardo Teixeira Brandão / Claudia Soares / Rafael Igrejas / Luiz Roberto de Azevedo Cunha / Glaucia Fernandes.

Descrição: O objetivo deste projeto é modelar a estrutura financeira, analisar a viabilidade econômica e assessorar o Governo do Estado do Rio de Janeiro para a implantação do projeto de Parceria Público Privada que visa criar uma rede que permita acesso à internet em banda larga para os órgãos públicos do Governo em todos os municípios do Estado.

Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Financiador(es): (FAPERJ) Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio

Desenvolvimento de Metodologias para a Análise Econômica e Financeira de Projetos de Fontes de Energia Alternativa e de Infraestrutura em Condições de Risco e Flexibilidade (2012-2015)

Integrantes: Luiz Eduardo Teixeira Brandão – Coordenador

Descrição: O objetivo principal deste projeto de pesquisa é o de desenvolver metodologias e aplicações de opções reais nas áreas de investimento em infraestrutura e energia alternativa que permitam a modelagem de problemas brasileiros e a criação de ferramentas de análise para aprimorar a qualidade das decisões tanto do gestor público quanto do investidor privado.

Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ 2) /CNPq)

Avaliação de Ativos Intangíveis através da Metodologia de Opções Reais (2013-2015)

Integrantes: Luiz Eduardo Teixeira Brandão – Coordenador / Rafael Igrejas / Carlos Frederico V. Tarrisse da Fontoura / Glaucia Fernandes / Leonardo Cordeiro.

Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver um modelo de avaliação de uma classe particular de ativos intangíveis representada por empresas start up, empreendimentos industriais complexos, projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de software, de drogas medicinais e de tecnologia que incluem flexibilidades e benefícios qualitativos que não são capturadas pelos métodos tradicionais de valoração usualmente adotados para tal. Além das incertezas sobre os payoffs finais, existe também incerteza a respeito do custo e o tempo necessário para levar o seu desenvolvimento até o seu estágio final. Dado o alto grau de incerteza e das inúmeras opções existentes neste tipo de investimento, a metodologia de opções reais se apresenta como uma alternativa interessante para a modelagem quantitativa e apreçamento destes empreendimentos.

Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Edital UNIVERSAL/CNPq

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

Modelagem de Processos Estocásticos para Avaliação de Projetos de Energia Renovável pela Teoria de Opções Reais (2012 – 2014)

Integrantes: Carlos de Lamare Bastian Pinto – Coordenador / Luiz de Magalhães Ozório.

Descrição: A necessidade de ampliação do parque de geração de energia para atender ao crescimento da demanda projetada no país irá exigir um grande volume de investimento na próxima década. O principal objetivo do presente projeto de pesquise consiste em identificar e modelar as principais incertezas estocásticas presentes no setor de energias renováveis brasileiro e verificar sua aplicabilidade em modelos de avaliação pela teoria de opções reais. O aspecto de ineditismo relacionado à identificação de formas diferenciadas de processos estocásticos de fator único e de mais de um fator, assim como sua modelagem por processos discretos do tipo de árvores binomiais, podendo ser também bivariáveis, e trinomiais.

Financiador: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

APQ1/FAPERJ

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

Análise Econômico-Financeira de Projetos de Energia e Infraestrutura sob Condições de Risco e Flexibilidade. (2011 – 2014)

Integrantes: Luiz Eduardo Teixeira Brandão – Coordenador / Leonardo Lima Gomes / Carlos de Lamare Bastian-Pinto / André Luiz Carvalhal da Silva / Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo .

Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver um conjunto de ferramentas e metodologias que permitam ao Estado quantificar os benefícios, os custos e os riscos envolvidos em projetos de grande envergadura onde haja interesse em atrair o investimento do capital privado dentro do arcabouço de uma Parceria Público Privada (PPP).

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro. Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro

Projeto PRONEM/FAPERJ

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4

Avaliação de Projetos de Energia Renovável sob a Ótica da Metodologia das Opções Reais (2010-2012)

Integrantes: Luiz Eduardo Teixeira Brandão – Coordenador / Leonardo Lima Gomes / Carlos de Lamare Bastian-Pinto.

Descrição: Este estudo atendeu ao objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ferramental teórico e para o conhecimento dos processos estocásticos mais adequados para a modelagem das incertezas do setor energético brasileiro, notadamente das fontes de energia renovável, visando melhorar as decisões de investimento tanto dos agentes públicos quando privados.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Edital  Universal/CNPq

Estudos Econômico-Financeiros para o Setor Elétrico Brasileiro (2010 – 2011)

Integrantes: Leonardo Lima Gomes – Coordenador.

Descrição: Desenvolver indicadores de capacidade econômico-financeira das empresas participantes dos leilões de energia nova a ser adotado nos procedimentos licitatórios..

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA DF – Bolsa.

Projeto IPEA/ANEEL

Estudos Econômico-Financeiros para o Setor Elétrico Brasileiro (2010 – 2011)

Integrantes: Carlos de Lamare Bastian Pinto – Integrante / Luiz Eduardo Teixeira Brandão – Coordenador.

Descrição: Proposição de índices para identificar a capacidade econômico-financeira das empresas participantes do processo de concessão de serviços de geração e transmissão.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2)

Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA DF – Bolsa.

Projeto IPEA/ANEEL

Estudos Econômico-Financeiros para o Setor Elétrico Brasileiro (2010 – 2011)

Integrantes: Luiz Eduardo Teixeira Brandão – Coordenador.

Descrição: Revisão da metodologia para o cálculo da receita máxima constante dos editais de transmissão.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada –IPEA  DF – Bolsa.

Projeto IPEA/ANEEL

Avaliação de Projetos Flexíveis em Condições de Incerteza através da Metodologia das Opções Reais: Aplicações em Infraestrutura, Biocombustíveis e Meio Ambiente (2009 – 2012)

Integrantes: Luiz Eduardo Teixeira Brandão – Coordenador.

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver uma capacitação teórica e prática para analisar e valorar projetos onde a flexibilidade operacional ou a sua importância estratégica tenham um impacto relevante no valor criado para o acionista da empresa, ou no caso de políticas públicas, para a sociedade em geral. Para tanto, analisamos principalmente projetos na área de infra-estrutura e de bio-combustíveis que serão vitais para o crescimento do nosso país nos próximos anos. Essa capacitação visa superar as limitações inerentes aos métodos tradicionais de valoração de opções e algumas das suas premissas restritivas, possibilitando a sua aplicação a um leque maior de problemas reais defrontados por empresas através de modelos discretos de opções reais. Estes modelos também podem ser utilizados para a análise dos efeitos de políticas públicas sobre o comportamento das empresas com conseqüências para a otimização da gestão governamental sobre a sociedade.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ2 /CNPq